Dois irmãos - uma jornada fantástica


Ao retratar uma história que flutua entre a obviedade da visão básica infantil, inspirada na estranha complexidade adulta, a animação “Dois irmãos uma jornada fantástica” constrói um mundo da fantasia alheio às suas origens e esquecido dentro de si mesmo, na medida em que seus personagens tornam-se dependentes da tecnologia, desde a invenção da lâmpada até o advento dos smartphones.


A direção de Dan Scanlon se esmera na demonstração de quanto pode ser mágica, a faísca de criatividade humana, quando não se é escravo das rotinas pragmáticas e mundanas da vida, viabilizadas pela modernidade. A narrativa gira em torno de dois irmãos elfos – Barley e Ian – cujo pai falece, deixando o primeiro, ainda criança, e o segundo, ainda bebê.


Quando do aniversário de dezesseis anos de Ian, sua mãe lhe revela um presente que lhe fora deixado por seu falecido esposo para que fosse entregue ao caçula, naquela data. A partir de então, dá-se início a uma verdadeira corrida contra o tempo, para que os irmãos possam ter seu pai de volta ao mundo dos vivos, mesmo que, por um breve instante.


Ao se aprofundar na ideia de como a identidade de cada um é construída pelas pessoas quem se ama ou, apenas supõe conhecer, o longa não poupa o mais alheio à história de uma cutucada, pois investe no psique de cada espectador – seja ele criança, adolescente ou adulto. As notas emocionais, que não se rendem à comédia para fazer criança rir, transportam para a tela uma fantasia reflexiva e notoriamente inteligente, em função da qual, muitos adultos encontrarão o sorriso perdido em sua trajetória de vida e, seus mini acompanhantes terão muito o que perguntar.

Ficha Técnica:

DIREÇÃO: Dan Scanlon

Roteiro: Dan Scanlon

Produção: Kori Rae

Trilha Sonora: Jeff Danna, Mychael Danna

Estúdio: Pixar Animation Studios, Walt Disney Pictures

ELENCO: Chris Pratt, Julia Louis-Dreyfus, Octavia Spencer, Tom Holland

Parceiros

Apoio Técnico:

©2020 Circuito Geral - Todos os direitos reservados

Foto 13-08-18 13 08 11.png

Apreciação Crítica | Avaliação Técnica | Opinião Relevante | Comentário Lógico | Análise Orgânica