Terremoto


    A sequência do filme “A Onda” de 2015 – cujo roteiro contempla um colossal desmoronamento de uma montanha, provocando um enorme tsunami que consome a pequena e pitoresca cidade de Geiranger, na Noruega – consagra o geólogo Kristian Eikjord (Kristoffer Joner) como herói nacional, por ter orientado uma parcela da população para que buscassem locais elevados junto às montanhas para salvarem suas vidas. A despeito de seu sucesso, o compromisso obsessivo de Kristian para com a sua função junto ao posto de sismologia de Geiranger – do qual já havia se desligado antes mesmo do abalo sísmico causador da catástrofe – a partir do evento do tsunami, se transforma em trauma patológico, por todas as demais vidas que não lhe foi possível salvar.

    Em “Terremoto”, Kristian é um homem separado de sua esposa, que passa a viver com seu casal de filhos em Oslo. Sua nova obsessão por uma nova e iminente catástrofe é deflagrada ao tomar conhecimento da morte de um colega de profissão, durante a investigação de um misterioso incidente em um túnel rodoviário, nos arredores de Oslo.

    A excepcionalidade do design do som que, em conjunto com os efeitos visuais, impressionam ao transmitir a sensação de colapso geral provocado por um terremoto, confere à direção de John Andreas um status de excelência, tendo em vista o potencial de compreensão promovido pela narrativa visual e sonora, nos momentos ápices da catástrofe – uma perfeita extensão de “A Onda” que antecede “Terremoto”, lastreado por núcleos de personagens genéricos e ignorando as leis da probabilidade em prol de um final ‘feliz’.

    O longa é um espetáculo inegavelmente aflitivo, desde os momentos que registram os abalos sísmicos, até os instantes em que os personagens são vitimizados, de forma recorrente, pelos escombros daquilo que fora uma cidade, a despeito da superficialidade na abordagem do tema, baseado em fatos fictícios, num cenário real de uma possível catástrofe ainda não anunciada.

    Ficha Técnica:

    DIREÇÃO: John Andreas Andersen

    Roteiro: Harald Rosenløw-Eeg, John Kåre Raake

    Produção: Are Heidenstrom, Martin Sundland

    Fotografia: John Christian Rosenlund

    Trilha Sonora: Johan Söderqvist, Johannes Ringen

    Estúdio: Fantefilm

    Montador: Christian Siebenherz

    Distribuidora: Califórnia Filmes

    ELENCO: Agnes Bryhn Røysamb, Ane Dahl Torp, Catrin Sagen, David Kosek, Edith Haagenrud-Sande, Emilia Oldani, Fredrik Skavlan, Hanna Skogstad, Ingvild Haugstad, Jonas Hoff Oftebro, Kathrine Thorborg Johansen, Kristoffer Joner, Kyrre Mosleth, Mads A. Andersen, Per Frisch, Petter Wold Kraglund, Ravdeep Singh Bajwa, Runar Døving, Stig R. Amdam



    Parceiros

    Apoio Técnico:

    ©2020 Circuito Geral - Todos os direitos reservados

    Foto 13-08-18 13 08 11.png

    Apreciação Crítica | Avaliação Técnica | Opinião Relevante | Comentário Lógico | Análise Orgânica